Galeria de fotos
Missão, visão e valores
Diretoria
Colaboradores
 
Não vire as costas
Destaques solidários
Habilitação
Reabilitação
Educação Especial
Medicina Física
Clube de Mães
Convênios
Legislação
Links sugeridos
Ouvidoria

Notícias
 
21.11.2014
Seja Especial, Viva Cerepal 2014 celebrou 50 anos da instituição
Ler mais

12.11.2014
Seja Especial, Viva CEREPAL 2014 reúne artistas dia 17 de novembro
Ler mais
 
Área Restrita Webmail OK
HOME QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO PARCEIROS BALANÇO SOCIAL COMO COLABORAR FALE CONOSCO
Quem somos -> História
 

O Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação de Porto Alegre – CEREPAL é uma associação de pais, que nasceu da percepção da necessidade de um local para que crianças com lesão cerebral pudessem receber atendimento especializado. Assim, em 02 de março de 1964 foi fundada, por 15 famílias, uma associação de direito privado, de caráter assistencial e beneficente, que foi registrada no cartório de registro especial sob n. 3.164.


Escola de Educação Especial
Da ideia inicial das famílias de propiciar um local especializado para a reabilitação chegou-se a constatação da necessidade de suprir a lacuna Estatal em prover a educação das crianças e adolescentes lesionados cerebrais. Desta forma, em 18 de março de 1974 o CEREPAL teve sua Escola regulamentada pela Secretaria de Educação do Estado, pela portaria nº 006746, publicada no Diário Oficial de 20 de março de 1974, com base no Parecer nº 332/73 do Conselho Estadual de Educação. Sua escola funciona em regime de externato, com alunos com idade a partir de 4 anos, mantendo a classe de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Séries Iniciais, EJA e Oficinas Pedagógicas, com ensino voltado a preparação para a inclusão dos alunos no ensino regular.

Medicina Física
Na medida em que a instituição crescia, seus custos de operação também aumentavam trazendo imensas dificuldades de manter o funcionamento. Para proporcionar um aumento da captação de verbas e a manutenção de suas atividades surgiu a necessidade de ofertar uma nova modalidade de serviços. Desta forma, o serviço de Medicina Física foi criado em 1978, para atender, em sua maioria, pacientes encaminhados pelo SUS para o atendimento de reabilitação nas patologias de neurologia, traumatologia, ortopedia, reumatologia e pneumologia, sejam crianças, adolescentes ou adultos.
Aqui também são realizados atendimentos em programas ambulatoriais (fisioterapia) e com equipe multidisciplinar. É uma das unidades de referência, no Estado do Rio Grande do Sul, que possui convênio com o SUS para desenvolver os programas de OPMs – Órteses, Próteses e Meios Auxiliares (cadeiras de rodas, bengalas, andadores, etc.) onde são encaminhadas, de algumas regiões do Estado do RS, pessoas que necessitam destes aparelhos, recebendo uma correta avaliação profissional de sua real necessidade e a confecção do aparelho receitado.


Clube de Mães
Criado em 23 de abril de 1979 o Clube de Mães tem como objetivo principal ser um local de suporte e troca de experiências de familiares que trazem seus filhos para atendimento e procuram aproveitar o tempo disponível de maneira objetiva. Além disso, o Clube de Mães é responsável pela realização de vários eventos, entre eles: Chás, Cursos, Galetos e um Brechó permanente, sendo que toda a arrecadação obtida nestes eventos é destinada para a manutenção das atividades do CEREPAL.



 


 
Home Quem Somos Área de Atuação Parceiros Balanço Social Como Colaborar Fale Conosco Notícias